BÁLSAMO DE GILEADE

BÁLSAMO DE GILEADE 

INTRODUÇÃO

NESTE VERSO POÉTICO, SALOMÃO DEMONSTRA TODO O CARINHO E AMOR PARA COM A SULAMITA, NÃO OBSTANTE, A TERMINOLOGIA POR ELE UTILIZADA PAREÇA OFENSIVA NO CAMPO CULTURAL E ETIMOLÓGICO DOS DIAS HODIERNOS E SOBRETUDO DO NOSSO PAÍS. TODAVIA, ELE ESTÁ EXPRESSANDO UM SENTIMENTO DE CONFIANÇA E DE CERTEZA DE QUE ELA ESTAVA APTA PARA ENFRENTAR QUALQUER CIRCUNSTÂNCIA ADVERSA, POIS ERA UMA MULHER ABALIZADA, VIRTUOSA E COM O CARÁCTER FORJADO NOS DESERTOS DA VIDA.

                                                 1° TÓPICO

PARA ENTENDER PLENAMENTE O SIGNIFICADO DESTA POESIA SE FAZ NECESSÁRIO CONHECER O PANO DE FUNDO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO EM QUE ACONTECE ESTE CENÁRIO ROMÂNTICO E SOBRETUDO PEDAGÓGICO.

OS EQUINOS DE SALOMÃO VINHAM DO EGITO E DE TODAS AS TERRAS, MAS ERAM ORIUNDOS DA CILÍCIA (2 Cr 9.28). A CILÍCIA ERA UMA PROVINCIA, MARÍRIMA AO SUDESTE DA ÁSIA MENOR, CUJA A SUA CAPITAL ERA TARSO A CIDADE NATAL DO APÓSTOLO PAULO (At 22.3). OS MELHORES CAVALOS E ÉGUAS SE ENCOTRAVAM LÁ. TODAVIA AO CHEGAREM NO EGITO MUITOS DESSES ANIMAIS CHEGAVAM DOENTES E DEBILITADOS, DEVIDO A VIAGEM PELO DESERTO ESCALDANTE.ENTÃO OS MERCADORES COMPRAVAM SOMENTE OS QUE ESTAVAM EM MELHOR ESTADO E REJEITAVAM OS FRACOS E DOENTES.

APLICAÇÃO PESSOAL:

O MUNDO TAMBÉM É EXATAMENTE ASSIM, NÃO DA VALOR AOS POBRES E DOENTES, MAS JESUS NÃO VEIO PARA ESMAGAR A CANA TRILHADA E NEM TÃO POUCO APAGAR O PAVIO, QUE FUMEGA (Is 42.3). ENQUANTO ALGUÉM TIVER VIDA POR MAIS MACHUCADO E DOENTE, QUE ESTEJA, ELE CONTINUA ESPERANDO. OUTRO SIM; ELE MESMO DISSE QUEM NECESSITA DE MÉDICO SÃO OS DOENTES (LC 5.31).

EM UMA DAS INÚMERAS VIAGENS QUE SALOMÃO FEZ AO EGITO, ELE COMPROU ALGUNS ANIMAIS DOENTES E DEBILITADOS, POR UM ALTO PREÇO. OU SEJA 666 TALENTOS EM OURO. ORA ESTA ERA A QUANTIDADE DE OURO QUE SE ARRECADAVA DURANTE TODO O ANO NO REINO DE SALOMÃO. ERA UMA CARRETA DE OURO CONTEXTUALIZANDO PARA OS DIAS HODIERNOS. (2 Cr 9.13). OS CRITICOS DA ÉPOCA NÃO ENTENDERAM O POR QUE SALOMÃO, PAGOU TÃO CARO POR ANIMAIS DOENTES E DEBILITADOS, HAJA VISTA SER O HOMEM MAIS SÁBIO E RICO DA ÉPOCA.

APLICAÇÃO PESSOAL:

O MUNDO TAMBÉM NÃO ENTENDE O PORQUE JESUS PAGOU TÃO CARO PARA RESGATAR A SUA IGREJA, A PÉROLA DE GRANDE VALOR! (Mt 13.45-46)

                                                 2° TÓPICO

DEPOIS QUE SALOMÃO COMPROU E PAGOU PELOS ANIMAIS, ELE NÃO OS LEVOU PARA ISRAEL, A PRIORI, MAS MANDOU UM ADESTRADOR VIR CUIDAR DELE, VISTO QUE NÃO RESISTIRIAM A VIAGEM DE VOLTA PELO DESERTO, POIS ESTAVAM DEBILITADOS E DOENTES.QUANDO O ADESTRADOR AVISTOU OS ANIMAIS PERCEBEU PELO MENOS 3 COISAS QUE ESTAVAM ERRADAS E PRECIZAVAM SER CORRIGIDAS, ANTES DA VIAGEM DE VOLTA.

1°) ELE NOTOU QUE A COMIDA QUE ELES ESTAVAM COMENDO TINHA UM GOSTO BOM, MAS NÃO TINHA OS NUTRIENTES NECESSÁRIOS PARA QUE PUDESSEM TER UMA BOA SAÚDE. AQUELA ALIMENTAÇÃO ESTAVA OS DEBILITANDO CADA VEZ MAIS. ENTÃO ELE MUDOU A ALIMENTAÇÃO. NÃO OBSTÂNTE A NOVA COMIDA NÃO TER UM GOSTO TÃO BOM, MAS TINHA EXATAMENTE O QUE ELES PRECIZAVAM PARA TER UMA BOA SAÚDE.

2°) ELE TAMBÉM PERCEBEU QUE ELES NÃO TINHAM REDEAS. IAM E VINHAM ONDE BEM ENTENDESSEM, SEM TER QUE PRESTAR CONTAS A NINGUÉM. ELE COLOCOU RÉDEAS PARA GUIÁ-LOS.

 E POR ÚLTIMO ELE PERCEBEU QUE ELES ESTAVAM A MERCÊ DA SORTE E DOS PREDADORES, POIS NÃO TINHA UMA CERCA PARA QUE ELES FICASSEM REFUGIADOS DURANTE A NOITE. ENTÃO ELE CONSTRUIU UM ESTÁBULO E OS ABRIGOU.

APLICAÇÃO PESSOAL:

ORA NÃO FOI EXATAMENTE ISTO QUE JESUS FEZ CONOSCO? MUDOU A NOSSA ALIMENTAÇÃO, NOS COLOCOU RÉDEAS E NOS DEU DIREÇÃO E POR FIM NOS COLOCOU EM LUGAR DE SEGURANÇA E REFÚGIO.

                                                  3º TÓPICO

É POR FIM O ADESTRADOR FEZ TESTES DURÍSSIMOS COM OS ANIMAIS NO DESERTO, FAZENDO COM ELES CORRECEM TRANSPORTANDO PESOS ENORMES POR LONGAS DISTÂNCIAS. ALGUNS CONSEGUIRAM PASSAR NO TESTE, MAS ALGUNS FICARM PELO CAMINHO. AQUELES QUE PASSARAM NOS TESTES FICARAM COM GRANDES EMATOMAS. É EXATAMENTE NESTE PONTO QUE VAMOS INSERIR O 2° TEXTO LIDO (Jr 8.21-22).

EXISTIAM 3 COISAS EM GILEADE QUE NÃO PODEM FALTAR NA IGREJA, HAJA VISTA QUE GILEADE É UM TIPO DA IGREJA DO ARREBATAMENTO.GILEADE ERA UMA REGIÃO MONTANHOSA AO ORIENTE DO JORDÃO, COM PASTAGENS VERDEJANTES, ÁRVORES AROMÁTICAS E CONSIDERADO PELOS VIAJANTES COMO LUGAR DE REFÚGIO.

1°) HOMENS CORAJOSOS (Jz 11.1; 1 Rs 17.1).

  REBANHO DE QUALIDADE (Ct 4.2).

  BÁLSAMO DE GILEADE (Gn 43.11).

                                              CONCLUSÃO

DEPOIS QUE O ADESTRADOR TRATAVA, OS ANIMAIS COM O BÁLSAMO DE GILEADE, ENTÃO AS FERIDAS ESTAVAM CURADAS E ELES ESTAVAM ÁPTOS PARA ENFRENTAR A VIAGEM PELO DESERTO ATÉ ISRAEL, PARA FAZEREM PARTE DOS ANIMAIS DE SALOMÃO. SÓ EM GILEADE TINHA O BÁLSAMO. SÓ NA IGREJA TEM ESTE BÁLSAMO, O EGITO REPRESENTA O MUNDO. O MUNDO NÃO TEM A PALAVRA DE DEUS PARA SARAR AS SUA FERIDAS. É POR ISTO QUE A IGREJA DEVE SER UM LUGAR DE SOLUÇÕES, E NÃO DE PROBLEMAS E DISCÓRDIAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *